HISTÓRICO DO EVENTO


No ano de 2014 o PPGD inaugurou o processo de avaliação interna, que orienta a constituição de uma nova linha de pesquisa, a partir do desdobramento da linha de Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos, dado o grau de autonomia que vem sendo conquistado pelas pesquisas no campo da ética e hermenêutica, cujos docentes compõem o Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, “Direitos Humanos, ética e hermenêutica”, no qual se desenvolvem pesquisas em diversas áreas, tais como, tradição, jusnaturalismo, linguagem e pós-modernidade. O PPGD conta, hoje, com três professores permanentes na área de concentração de filosofia do direito, a saber, Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa, Victor Sales Pinheiro e Saulo Monteiro Martinho de Matos, além de outros professores e professoras com publicações e interesse na área.  
O colóquio de Hermenêutica e Direito foi inicialmente organizado para fomentar a discussão coletiva na preparação de paper acadêmicos nos seminários do PPGD-UFPA. Sua continuidade é fruto do processo de consolidação da linha de pesquisa em filosofia do direito do PPGD.  
Durante as três edições, fomentou o diálogo acadêmico, a produção científica na área hermenêutica e filosofia do Direito, elevando a qualidade da produção acadêmica local. Promoveu a qualificação docente e diálogo entre pós-graduação e graduação, além da aproximação entre acadêmicos das IES participantes.  
Parte importante das conquistas destas versões do colóquio está na presença de professores convidados. Na primeira edição o colóquio contou com a participação do professor Doutor Antônio Gimenez Merino (Universidade de Barcelona) à época foi pesquisador visitante externo no PPGD-UFPA e do Professor João Paulo Allain Teixeira, em conexão com a rede de Pesquisa Procad NF formada pelos PPGDs da UFPa, da UNICAP e da UNISINOS. Nas edições seguintes, também com o inestimável apoio da Rede PROCAD-NF UFPa/UNICAP/UNISINOS, recebeu os professores Roberto Wu (UFSC) e na terceira edição o prof. Dr. Luiz Rohden (UNISINOS).  O IV Colóquio contará com a participação do Prof. Dr. Anderson Vichinkeski Teixeira (UNISINOS);  
A experiência acadêmica destes Professores tem sido dado ao Colóquio um ambiente produtivo debates, favorecendo a crítica às pesquisas em andamento, resultando positivamente na maturidade das dissertações e teses desenvolvidas na área de Direito e Hermenêutica no PPGD UFPa.  
A segunda versão do Colóquio foi realizada em associação com o PPGD do Centro Universitário do Pará, buscando também a cooperação com docentes da UNAMA, Universidade da Amazônia e do Curso de Direito da FCAT, Faculdade de Castanhal. A partir da segunda versão, portanto, além de constituir um espaço para a discussão crítica das pesquisas em andamento no campo do Direito e Hermenêutica, o Colóquio buscou ampliar a troca de experiência com outras pós-graduações e docentes de direito no Estado do Pará, bem como a sinergia necessária para a melhor formação acadêmica, o incentivo à formação docente, a integração com graduação e, sobretudo transformar o espaço do Colóquio num instrumento de publicação das pesquisas.  
A edição de 2015 será a quarta edição deste evento que já faz parte do calendário acadêmico de Belém. De maneira direta, o evento envolve três instituições de ensino superior de Belém, a saber, a Universidade Federal do Pará (UFPa), Universidade da Amazônia (UNAMA) e Centro Universitário do Pará (CESUPA), além da Faculdade de Castanhal (FCAT) com sede em Castanhal, e dois grupos de pesquisa (CNPq) da UFPa, a saber, o grupo de pesquisa “Direitos Humanos, Ética e Hermenêutica” e o grupo “Lei Natural”. Trata-se, portanto, da principal reunião das diversas pesquisas em filosofia do direito da região.  
A edição de 2015 do IV colóquio de Hermenêutica e Direto tem por desafio discutir a liberdade de expressão desde a mirada hermenêutica, uma questão cara à democracia, sobretudo ante a condição de prestigiar a pluralidade de opiniões e a livre manifestação do pensamento. Percebemos que a nossa democracia é pujante e possui este Direito como viga mestra para o contínuo aperfeiçoamento da nossa jovem democracia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário